Translate
quinta-feira, 17 de julho de 2014
UM ATEU PRECISA DE FÉ ?
"Aquele que afirma ser cético em relação a determinado conjunto de crenças é, na verdade, um verdadeiro crente de outro conjunto de crenças"
Phillip Johnson
Bem, todo ser humano acredita em algo. A fé não é algo necessariamente religioso. Para um cristão ( grupo no qual eu me incluo ) Deus existe e é o criador do universo. Para um ateu Deus nunca existiu e o universo surgiu do nada. Para um agnóstico Deus pode existir ou não existir,ou seja a melhor posição é a de ficar em cima do muro.
Todavia quando um ateu afirma que Deus não existe, qual a prova que ele tem para isso ? Assim como um crente fala que Deus existe, qual a prova que ele tem para tal afirmação ? Simples, os dois estão munidos de fé.
Um ateu acredita que Deus não existe baseado em uma cadeia de evidencias que para ele faz sentido, assim como um crente acredita que Deus existe baseado em uma cadeia de evidencias que pra ele faz sentido. Existe prova científica, passada pelo crivo do método científico sobre a existência de Deus ou sobre sua inexistência ? NÃO. Algum ateu já voltou do túmulo e afirmou "galera, a parada é o seguinte, esse negócio de Deus é verdade heim, pode acreditar !" NÃO. Desta forma, assim como um crente tem fé na existência do criador, o ateu crê na inexistência do Mesmo.
O problema é que quando se fala de fé, se tem uma visão de fé religiosa e como já falamos nem toda fé é religiosa. O Big Bang é uma teoria que é observável. Os cientistas e cosmólogos viram que as galáxias estão de distanciando uma das outras, e isso é evidência de que em um passado remotíssimo todas elas estavam juntas, assim somente uma grande explosão que poderia fazer com que o universo esteja em atual expansão.
Aí surge uma pergunta : "Beleza , o Big Bang é uma teoria científica observável e mostra que o universo teve sim um início, tá....mas o que havia antes do Big Bang ? Flutuações quânticas ? Tá, e antes das flutuações quânticas ? O monstro do espaguete voador ? Galáctus ? O nada absoluto ou a contra gosto de muitos...DEUS ?
A verdade é que o que se tem antes do Big Bang são teorias, hipóteses, ideias e muita, muita fé.
O interessante é que Deus não quis ser encontrado pelo caminho do método científico, mas Ele decidiu ser encontrado por meio da fé, da crença e da espiritualidade do ser humano. Por que Deus escolheu esse caminho, nós que cremos não podemos responder.
A ciência deve cuidar daquilo que lhe é pertinente. Cuidar do mundo natural e enquanto essa mesma ciência não encontra a prova para aquilo que ela procura, ela acredita que o a teoria, a tese e o argumento venha funcionar daquela forma, até que a tese evolua através de experimentações e se transforme em uma lei cientificamente observável como é a lei da gravidade. A ciência não precisa se preocupar com a questão da existência de Deus ou não, pois para muitos a maior prova de sua existência é a própria fé e a maior próva de sua inexistência é a falta dessa fé religiosa.
Todos nós acreditamos, temos nossas esperanças e depositamos nossas confianças em alguma coisa. Seja no governo ( nesse tá mais difícil de acreditar do que em Deus para alguns), na ciência , nas pessoas ou mesmo em Deus. Temos uma necessidade de crer, de procurar , de ir atrás de respostas e não devemos parar nessa busca. Se eu que acredito em Deus tenho que seguir minha busca pessoal acreditando e se alguém não acredita em nenhuma divindade, vai seguir acreditando em uma outra coisa.
O mais importante é acreditar, pois quando a fé acaba, a vida também se vai. Enquanto cremos, temos esperança de dias melhores e vamos transformando a nossa existência !!!
Assinar:
Postar comentários (Atom)


muito bomm anjinho
ResponderExcluir